De JK a Lula: 5 carros especiais feitos por montadoras para presidentes

No universo automotivo, poucos veículos capturam a imaginação como os carros conversíveis. Ao longo dos anos, montadoras têm personalizado modelos exclusivos para receber chefes de Estado em suas visitas às fábricas, criando veículos que não apenas servem como evento midiático, mas também como símbolos de momentos históricos.

O último foi um Renault Kardian, feito pela marca francesa para visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à fábrica da montadora no Paraná, na última semana.

O UOL Carros listou alguns presidentes do Brasil que tiveram o privilégio de serem homenageados com carros conversíveis especiais.

Fusca de JK - 1959

Imagem
Imagem: Divulgação

O primeiro carro conversível feito especialmente para um presidente no Brasil foi um Fusca, utilizado por Juscelino Kubitschek durante a inauguração da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo em 1959.

Fusca de Itamar - 1993

Imagem
Imagem: Acervo Memorial da República Presidente Itamar Franco

Em 1993, a Volkswagen confirmou o retorno do Fusca à linha de produção na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Para o evento de celebração do reinício da produção, a montadora mandou produzir dois exemplares conversíveis feitos para receber o então presidente da República Itamar Franco.

Continua após a publicidade

O Fusca tinha voltado à vida graças a uma emenda no Programa do Carro Popular, que oferecia IPI reduzido para carros com motor de até 1 litro ou 1.6 desde que refrigerados a ar, o que contemplava o Fusca e até a Kombi. Desde 2015, ele foi integrado ao acervo do Memorial da República Itamar Franco, que faz parte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Polo Sedan - 2003

Em 2003, durante a celebração dos 50 anos da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desfilou em um o carro escolhido para a sua primeira visita à fábrica: o então recém-lançado Polo Sedan de quatro portas, porém conversível.

VW Virtus - 2024

Imagem
Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Em fevereiro deste ano, o anúncio de um novo ciclo de investimento da Volkswagen no Brasil contou com um carro especial: um Virtus Cabrio, nome oficial do modelo conversível feito especialmente para o evento e que foi utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo vice Geraldo Alckmin (PSB) durante desfile na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Continua após a publicidade

Renault Kardian - 2024

Imagem
Imagem: Divulgação

Durante uma visita ao Complexo Industrial Ayrton Senna, na semana passada, o presidente Lula foi recebido com um modelo Kardian conversível, especialmente modificado para a ocasião. Na companhia de Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, Lula, Alckmin e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), também passearam a bordo de uma versão conversível do SUV compacto, construída especialmente para a visita e que será incorporada ao acervo histórico da montadora.

Legado

Ainda que não tenham sido fabricados exclusivamente para visitas presidenciais, ao longo da história do Brasil, diversos presidentes tiveram a honra de utilizar carros personalizados, refletindo não apenas o prestígio do cargo, mas também a evolução da indústria automotiva e a importância de eventos cerimoniais.

Desde o início do século 20, veículos foram especialmente selecionados ou fabricados para servir aos presidentes, começando com o pioneiro C.G.V. em 1907, durante o mandato de Affonso Pena.

Continua após a publicidade

Este veículo foi seguido por modelos como o Renault Type CB durante a presidência de Wenceslau Braz e o Packard 1919, que marcou a posse de Artur Bernardes. A tradição continuou com os luxuosos Lincoln, que serviram a presidentes como Washington Luís e Getúlio Vargas, incluindo um Lincoln KB Conversível com motor V12 utilizado em desfiles durante o Estado Novo.

Qual o carro presidencial mais luxuoso?

Imagem
Imagem: FÁTIMA MEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

A relação entre os presidentes e seus carros exclusivos não se limita apenas à visitas às fábricas. O Rolls-Royce Silver Wraith, um carro britânico de grande prestígio, é tradicionalmente utilizado nas cerimônias de posse presidencial no Brasil.

O carro mais premium usado por presidentes brasileiros é esse. Introduzido na frota presidencial em 1952, o Silver Wraith tem sido utilizado em cerimônias de posse e outros eventos importantes, simbolizando o início de um novo mandato presidencial.

Além dos exemplos mencionados acima, outros presidentes como José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Dilma Roussef, Michel Temer e Jair Bolsonaro utilizaram o Rolls Royce para a cerimônia de posse e também nos desfiles cívico-militares.

Continua após a publicidade

Com apenas 1.883 unidades produzidas, este modelo da marca britânica destaca-se pela sua raridade e pelo seu design elegante, que inclui uma carroceria fabricada pela Mulliner, um motor V6 de 4.6 litros da Bentley e um câmbio manual de 4 velocidades.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Siga o UOL Carros no

Deixe seu comentário

Só para assinantes