Invicto em casa, Juventude vence e afunda Grêmio no Z4 do Brasileirão

No frio de Caxias do Sul, o Juventude levou a melhor e venceu o Grêmio neste domingo (7) por 3 a 0. A partida no Alfredo Jaconi foi válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Gilberto, João Lucas e Erick Farias marcaram os gols.

O Ju segue invicto em casa. São cinco vitórias e dois empates em sete partidas. Esse é o último jogo do primeiro turno que o time manda em Caxias do Sul. Os dois próximos confrontos, contra São Paulo e Atlético-MG, foram vendidos e serão em Brasília.

O resultado tem efeitos opostos nos dois times. O Juventude passa a sonhar com o G6 e fica em 11º, com 19 pontos. O Cruzeiro, em sexto, tem 23. O Grêmio se afunda na zona de rebaixamento com 11 pontos e dois jogos a menos.

Os dois times voltam a jogar na quarta-feira. O Juventude faz o confronto atrasado da Copa do Brasil contra o Internacional às 19h, no Beira Rio. O Grêmio joga pelo Brasileirão contra o Cruzeiro, às 18h30.

Renato Gaúcho segue fazendo revezamento de goleiros. Desta vez Rafael Cabral entrou na vaga de Marchesín.

Pedro Geromel completou 400 jogos pelo Grêmio. O defensor, porém, só jogou o primeiro tempo e foi substituído. Ele tem contrato até o final do ano e já chegou a mais que o dobro de partidas em relação ao ano passado. Uma futura renovação de contrato será debatida depois do encerramento das competições, mas o zagueiro admite se aposentar.

O Ju perdeu Zé Marcos ainda no aquecimento. O zagueiro sentiu um desconforto e foi substituído por Lucas Freitas. Abner acabou relacionado para o banco de reservas.

Como foi o jogo

Os dois times criaram no primeiro tempo, mas o Juventude teve algo que o Grêmio não conseguiu: eficiência. O time da casa teve maior posse de bola e se aproveitou dos espaços do lado direito para abrir vantagem. Gilberto foi o principal nome da equipe e deu fim a um jejum de 10 jogos ao abrir o placar. João Lucas também deixou o dele.

Continua após a publicidade

O Grêmio mostrou o motivo de ser o pior ataque do campeonato. Mesmo criando e chegando à frente, faltava mais qualidade nas conclusões. O gol de Edenílson, que gerou dúvidas sobre a linha traçada de impedimento, ajudou a acordar mais o time, que conseguiu ser perigoso nos momentos finais. Mas, mesmo assim, faltou eficiência. Renato Gaúcho não ficou feliz com a atuação e deixou claro no banco de reservas. Os jogadores ainda contestaram uma cotovelada de Gilberto em Villasanti no último minuto do primeiro tempo, mas nada foi marcado.

Renato apostou em uma mudança de formação para o segundo tempo, mas o Juventude seguiu com liberdade. Os problemas defensivos do Grêmio deram facilidade de infiltração aos donos da casa, que tiveram as melhores chances. Os visitantes fizeram uma etapa final de partida ruim. Erick Farias chegou a marcar, mas teve o gol anulado.

Se o primeiro gol foi anulado, o segundo de Erick valeu. O Juventude se consolidou nesse reencontro após a final do Campeonato Gaúcho e não parou de tentar mesmo com a vantagem. As alterações de Renato Portaluppi não tiveram o efeito esperado e nenhuma alternativa tentada fez o Grêmio resolver o problema de ataque. A partida terminou com gritos de "olé" e cantos com "o Grêmio vai jogar a Série B".

Lances importantes

Perigo. Aos seis minutos do primeiro tempo, Reinaldo tentou a finalização e obrigou Gabriel e fazer boa defesa.

Boa chance. Aos oito, João Lucas foi acionado na direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Erick Farias se adiantou à marcação, mas finalizou por cima do gol.

Continua após a publicidade

Pro alto. Aos 14 minutos, o Grêmio saiu em contra-ataque e Pavón recebeu. Ele rolou para Cristaldo, que finalizou por cima do gol.

Na trave. Aos 22, a bola sobrou para João Pedro, que tentou no gol e acertou a trave do goleiro Gabriel.

Boa chegada. Aos 23, Jean Carlos recebeu na direita e achou Jadson. O volante cruzou e Gilberto cabeceou com perigo para fora.

1x0. Aos 24, Gilberto recebeu na frente da grande área, girou na marcação e finalizou no cantinho sem chances para Rafael Cabral.

De novo ele. Aos 29, Gilberto recebeu na esquerda, cortou para o meio e finalizou em cima de Geromel. Na sequência, o atacante recebeu de novo num cruzamento e cabeceou na rede pelo lado de fora.

2x0. Aos 31, após cruzamento, Jean Carlos ficou com a sobra na área e tentou lançamento. A bola passou por todo mundo e ficou com Jadson. Ele mandou na área, Geromel cortou mal e João Lucas finalizou para o fundo do gol.

Continua após a publicidade

Não valeu. Aos 34, Edenílson tocou de cabeça e marcou para o Grêmio, mas o VAR analisou e assinalou um impedimento.

Salvou. Aos 40, Pavón foi lançado na direita, cortou para o meio e achou Cristaldo. O meia tentou tirar, mas o goleiro Gabriel fez grande defesa.

Pegou. Aos 48, Geromel desviou e obrigou Gabriel a fazer grande defesa.

Anulado. Aos oito minutos do segundo tempo, o Juventude teve liberdade e Erick Farias ia ampliando a conta. No entanto, o VAR chamou e o árbitro anulou por falta em Everton Galdino no começo do lance.

Grande defesa. Aos 13, Jadson ficou com a bola na intermediária e achou passe para Gilberto entrar livre na área. Rafael Cabral, porém, fez bela defesa com o pé.

3x0. Aos 37, João Lucas recuperou a bola e cruzou na medida. Erick Farias mandou de cabeça e ainda contou com desvio no próprio joelho para fazer o terceiro.

Continua após a publicidade

Ficha técnica

Juventude 3 x 0 Grêmio - 15ª rodada do Brasileirão

Data e hora: 7 de julho de 2024, às 16h
Local: Alfredo Jaconi, Caixas do Sul (RS)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)

Cartões amarelos: Lucas Barbosa (JUV), Pavón, Reinaldo, Gustavo Martins (GRE)
Catões vermelhos: -
Gols: Gilberto (aos 24 minutos do primeiro tempo), João Lucas (aos 31 minutos do primeiro tempo), Erick Farias (aos 37 minutos do segundo tempo)

Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza (Rodrigo Sam), Lucas Freitas e Alan Ruschel (Gabriel Inocêncio); Caíque, Jadson e Jean Carlos (Mandaca); Lucas Barbosa (Ewerthon), Erick Farias e Gilberto (Taliari). Técnico: Roger Machado.

Grêmio: Rafael Cabral; João Pedro, Geromel (Du Queiroz), Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenílson (Everton Galdino) e Cristaldo; Gustavo Nunes (Alysson) e Pavón (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Portaluppi.

Deixe seu comentário

Só para assinantes